FANDOM

É uma criatura semelhante a um coiote, que aparece pela primeira vez no episódio "A Lua Crescente do
Coyotl
Mal" (Bad Moon Rising), da segunda temporada, quando a filha de um velho amigo de Hank Griffin desaparece. A criatura é Jarold Kempfer, interpretado pelo ator Mark Pellegrino.

Eles são conhecidos por serem maus, desagradáveis e intimidadores. Seus grupos, muitas vezes, são considerados como gangues de rua ou grupos mafiosos das criaturas. Eles têm uma mentalidade de grupo muito forte e não têm nenhuma amabilidade com tudo que se afasta do sagrado vínculo grupal. Devido a isso, eles praticam a endogamia. Eles realizam um antigo rito de passagem, chamado "afirmação" (asseveration), no qual a fêmea é admitida no grupo. Esta cerimônia só pode ser realizada após a fêmea completar dezessete anos. Nesta celebração, em que participam todos os membros do grupo, a fêmea iniciada é banhada, em seguida, amarrada a uma "matriz de fertilidade", sob a lua cheia. Dá-se, então, a sua aceitação oficial como uma mulher com capacidade de ter filhos Coyotl.

O nome desta criatura deriva da língua náuatle: "coyotl (Segundo Monroe, o plural é coyomeh ou cocoyoh) significando "mestiço", posto que os indígenas julgavam tratar de um animal mestiço de lobo e raposa.